Se você não sabe bem para que serve networking vai entender agora

pessoas-conversando6

Uma história real e com exemplo prático de como o investimento na rede de contatos rende frutos na vida profissional

Quando se viu sem novas oportunidades no departamento em que trabalhava, Daniel Ramalho, profissional da área de TI voltou sua atenção para o exterior. “Minha vontade profissional era a de sair de onde eu estava, conseguir uma experiência internacional e voltar mais forte para competir no mercado local”, conta ele que na época tinha 29 anos.

Com o foco na carreira no exterior, a atuação, estrategicamente baseada em networking, foi interna. “Porque o processo de contratação sempre é mais fácil, uma vez que todos já conhecem seu trabalho”, explica Ramalho. Assim, dentro da mesma empresa em que trabalhava, ele se candidatou para uma oportunidade na Inglaterra...

Continuar Lendo

4 frases sobre carreira que a geração Y precisa parar de dizer

Beautiful girl covering her mouth in surprise

Certos raciocínios podem prejudicar (e muito) a carreira do jovem. Veja 4 frases que é preciso cortar imediatamente do seu repertório

Estereótipos e generalizações prestam um desserviço à relação entre a geração Y e seus chefes, colegas e subordinados. Ainda assim, dizem especialistas no assunto, muitos profissionais nascidos entre 1981 e 1994 de fato compartilham certos padrões típicos de comportamento —inclusive alguns bastante indesejáveis.

O principal deles é a impaciência. Da pressa para assumir um cargo de chefia à dificuldade para lidar com as frustrações no ambiente de trabalho, o jovemmostra que não gosta de esperar muito para obter o que deseja.

A ansiedade para vencer na carreira tem seu lado positivo, mas pode acarretar desmotivação e até atraso pa...

Continuar Lendo

Como escapar de 7 saias justas numa entrevista de emprego

HR manager and an applicant in a job interview

Perguntas bizarras, imprevistos no trânsito e encontros constrangedores. Veja como lidar com essas e outras situações inusitadas num processo seletivo

Entrevistas de emprego são tensas por definição: em um curto espaço de tempo, você precisa se sentar à frente de um estranho e ter uma conversa com potencial decisivo para o seu futuro.

O nervosismo pode aumentar ainda mais se você se deparar com perguntas ou situações inusitadas — o que não é raro. Por mais preparado que um candidato esteja, ele nunca estará 100% pronto para um processo seletivo, diz Isis Borge, gerente de divisão da consultoria Robert Half.

A especialista em recrutamento diz que não faltam exemplos de surpresas em entrevistas...

Continuar Lendo

6 conselhos inusitados que podem mudar a sua carreira para sempre

Y

Está cansado de ouvir as mesmas “receitas de sucesso” de sempre? Confira 6 dicas de carreira que fogem do óbvio

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais incerto, muitas pessoas sentem falta de orientação profissional. Acontece que, embora exista um oceano de conselhos sobre o assunto na internet, são raras as dicas de carreira que fogem do óbvio.

“As pessoas são diferentes e cada situação é uma”, diz Adriana Gattermayr,coach e consultora da Gattermayr Consulting. “Qualquer palpite que vale para todo mundo é mero senso comum”.

Para a especialista, há muita simplificação e generalização nos discursos que prometem uma receita para o sucesso. Embora haja ótimos livros de autoajuda, diz ela, nenhum deles trará todas as respostas — muito menos aqueles que...

Continuar Lendo

Metade dos brasileiros muda de área após primeiro emprego

size_960_16_9_carteira1

Do total de trabalhadores, 38,6% ascenderam de um estrato mais baixo para um mais alto, em relação à primeira ocupação

Pouco mais de metade dos brasileiros (50,9%) mudou de área de atuação em relação ao primeiro emprego em 2014. Os profissionais que mais migraram de setor são os vendedores e prestadores de serviços de comércio. Apenas 25,6% permaneceram na ocupação.

Os profissionais das ciências e das artes (engenheiros, médicos, professores, advogados, jornalistas, bailarinos, atores), por sua vez, são os que menos se deslocaram para outros grupos ocupacionais. Ao todo, 67% permaneceram na mesma área de atuação que o primeiro emprego.

As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (16) pela Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios (Pnad) sobre mobilidade só...

Continuar Lendo

6 conselhos inusitados que podem mudar a sua carreira para sempre

Y

Está cansado de ouvir as mesmas “receitas de sucesso” de sempre? Confira 6 dicas de carreira que fogem do óbvio

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais incerto, muitas pessoas sentem falta de orientação profissional. Acontece que, embora exista um oceano de conselhos sobre o assunto na internet, são raras as dicas de carreira que fogem do óbvio.

“As pessoas são diferentes e cada situação é uma”, diz Adriana Gattermayr,coach e consultora da Gattermayr Consulting. “Qualquer palpite que vale para todo mundo é mero senso comum”.

Para a especialista, há muita simplificação e generalização nos discursos que prometem uma receita para o sucesso...

Continuar Lendo

5 mentiras em que os chefes novatos sempre acreditam

Young ambitious manager hold speech

É natural que surjam dúvidas e angústias na cabeça do jovem gestor. Mas um detalhe muda tudo: uma generosa porção desses medos é completamente infundada

Receber um cargo de chefia é como ganhar de presente uma caixa de ferramentas que você nunca manuseou antes.

No difícil processo de adaptação a essa nova forma de atuação — na qual, pela primeira vez, o desafio é atingir resultados com base no trabalho alheio, e não no próprio — é natural que o jovem gestor se depare com muitas dúvidas e angústias.

Mas há um detalhe que muda tudo: uma generosa porção desses medos é completamente falsa e infundada.

De acordo com Jill Geisler, professora na Loyola University Chicago e autora do livro “Como se tornar um ótimo chefe” (Editora Sextante, 2013), a minoria dos chefe...

Continuar Lendo

10 erros que todo mundo comete em currículos (e você pode evitar)

size_960_16_9_curriculo19

Fuja das principais armadilhas na hora de montar o seu CV e aprenda a criar um documento que vai valorizar o seu perfil e chamar a atenção dos recrutadores

Montar o curriculum pode ser um grande desafio para quem está procurando o primeiro emprego. Surgem sempre algumas dúvidas sobre a necessidade de colocar ou não determinada informação. Nessa hora, é importante não cair em armadilhas: muitas técnicas ainda difundidas são retrógradas e atrapalham a seleção do candidato para uma entrevista de emprego de acordo com as exigências atuais do mercado.

O currículo é primeiro contato do recrutador com o candidato. Segundo a Harvard Business Review, os empregadores levam em média sete segundos para ler o documento...

Continuar Lendo

20 formas de ganhar uma renda extra no fim do mês

size_960_16_9_ideias-para-ganhar-dinheiro8

Os gastos estão altos e um aumento não está no radar? Veja 20 formas de ganhar dinheiro sem afetar sua ocupação principal

Se suas contas insistem em não fechar e você já tentou seguir todas as dicas de economia possíveis para cortar gastos, sua saída pode estar na ampliação das receitas. Mas, se as táticas para conseguir um aumento no trabalho também já se esgotaram, que tal abrir a cabeça e pensar em conseguir rendas extras de outras fontes?

“Observar um talento que chama atenção de outras pessoas pode ser uma boa forma de descobrir o tipo de atividade que você poderia desempenhar naturalmente, sem prejuízos na sua ocupação principal, e que pode trazer algum dinheiro”, comenta a educadora financeira Cássia D’Aquino.

Com a febre da economia colaborativa,...

Continuar Lendo

5 passos para transformar sua paixão em negócio

cupcakes

Quem nunca desejou viver do seu hobby? Então, confira os conselhos a seguir para montar um negócio de sucesso a partir de uma grande paixão:

Você faz bolos deliciosos, tira fotografias ótimas ou sabe tocar violão como ninguém. Já ouviu muitas vezes que deveria abrir um negócio e se animou com tal perspectiva. Porém, não sabe se isso realmente daria certo.

Essa é uma situação muito comum no mundo do empreendedorismo: será que é possível criar um negócio bem sucedido a partir de um hobby ou de uma paixão?

Para todos os especialistas consultados por EXAME.com, não só é muito possível como recomendável: gostar do que faz é um grande estímulo para o sucesso no mundo empreendedor.

“A paixão é um grande combustível para o sucesso dos seus negócios...

Continuar Lendo